top of page

300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida



Confira abaixo a carta 04/2017 à Renovação Carismática Católica do Brasil, escrita pela presidente do Conselho Nacional da RCC, Katia Roldi Zavaris, por ocasião dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida nas águas do Rio Paraíba. As cartas bimestrais trazem partilhas e direcionamentos espirituais para o trabalho de evangelização desenvolvido pelo movimento em todo o Brasil. É muito importante que você compartilhe este documento com o seu Grupo de Oração.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

CARTA AOS CARISMÁTICOS DO BRASIL

Por ocasião da festa da Padroeira da nossa Pátria

Doc. 04/2017

Vitória /ES, 11 de outubro de 2017

Memória de São João XXIII, o Papa do Concílio Vaticano II


Amados irmãos e irmãs da família carismática do Brasil!

Que o manto da Virgem Aparecida cubra a todos com carinho, proteção e amor!


Nesta carta queremos agradecer a Nossa Senhora da Conceição Aparecida, que em Sua singela imagem, há 300 anos atrás, apareceu nas redes dos três pescadores no Rio Paraíba do Sul, como um sinal vindo do céu, representando a embaixadora de Deus para romper as correntes da escravidão.


Singela, também, foi a “aparição” de Maria nas águas do rio Paraíba. É próprio de Deus atuar no simples e no humilde, o que termina por desconcertar os soberbos. Com efeito, o fundamento da fé é encontrado na simplicidade, e não foi diferente naquela ocasião. O extraordinário está no que se tornou essa experiência fundante; quantas conversões, quantas libertações, quantas promessas, quantos milagres, quantas curas.


Como Renovação Carismática Católica do Brasil, desejamos expressar nossa gratidão por Sua constante intercessão e auxílio: ó Mãe, queremos viver o jubileu dos 300 anos da aparição de Sua imagem, nesse ano que coincide com o centenário das aparições em Fátima e com o jubileu de 50 anos da RCC no mundo, com muita gratidão e fidelidade. A mesma fidelidade que A inspirou a proclamar o Magnificat:


“Minha alma glorifica ao Senhor, meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador, porque olhou para sua pobre serva. Por isto, desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações, porque realizou em mim maravilhas aquele que é poderoso e cujo nome é Santo. Sua misericórdia se estende, de geração em geração, sobre os que o temem. Manifestou o poder do seu braço: desconcertou os corações dos soberbos. Derrubou do trono os poderosos e exaltou os humildes. Saciou de bens os indigentes e despediu de mãos vazias os ricos. Acolheu a Israel, seu servo, lembrado da sua misericórdia, conforme prometera a nossos pais, em favor de Abraão e sua posteridade, para sempre” (Lc 1, 46-55).


Maria é aquela que encontrou graça diante de Deus e representa o nosso modelo de fé, confiança e alegre aceitação da vontade divina. O coração de Maria carrega dentro de si a imagem viva da pureza e santidade de Deus. Esse imaculado coração sempre esteve apartado do pecado, separado de todas as coisas do mundo e estreitamente unido ao Senhor por um amor mútuo, puro e santo. Em razão disso, Maria é a Rainha de todos os santos, a Imaculada para sempre.


Ao visitar Sua prima santa Isabel, Maria é reconhecida como a primeira anunciadora da Boa Nova de Jesus, levando luz, vida, esperança e amor a quem precisava. Maria Santíssima e a Igreja nascente têm a mesma missão e a tornam possível do mesmo modo: oferecem Cristo ao mundo pelo poder do Espírito Santo. Como Maria no dia da Anunciação, a Igreja, em Pentecostes, acolhe um novo derramar do Espírito:


"O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso o ente santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus" (Lc 1, 35)

"mas descerá sobre vós o Espírito Santo e vos dará força; e sereis minhas testemunhas..." (At 1, 8)


Quando contemplamos as maravilhas que o Pai operou em Nossa Senhora, nossos medos, desânimos, nossas derrotas e fracassos se transformam em esperança, pois a vida de Maria nos traz a certeza da vitória e nos ensina que se fizermos a vontade de Deus e formos dóceis ao Seu Espírito, alcançaremos a salvação e seremos instrumentos poderosos nos propósitos eternos do Senhor.


“Quando teu Pai revelou o segredo a Maria

Que, pela força do Espírito, conceberia

A ti, Jesus, Ela não hesitou logo em responder

Faça-se em mim, pobre serva, o que a Deus aprouver!


Maria passou por provações mas, em todas, Deus a protegeu e a fortaleceu. Já no Mistério da Encarnação, o arcanjo Gabriel afirmou que ela ficaria cheia da força do Espírito. O Pai a chamou, o Espírito Santo a encheu, o Filho nela habitou e com ela viveu. Maria nos ensina que a vida no Espírito é como um escudo para enfrentarmos todas as tribulações, na certeza de que a vontade de Deus prevalecerá. Os desafios de cada dia são superados quando ouvimos o Seu conselho: “Fazei tudo o que Ele vos disser” (Jo 2, 5b).


Hoje imitando a Maria que é imagem da Igreja, Nossa família outra vez Te recebe e deseja Cheia de fé, de esperança e de amor, dizer sim a Deus. Eis aqui os teus servos, Senhor!


Dessa forma, todos nós, irmãos carismáticos, cheios de esperança e confiança na Sua proteção e intercessão junto ao Salvador, colocamos a mão no arado para prosseguir decididamente nesse tempo de graça. Um tempo novo, de uma nova evangelização, de milagres e prodígios. Tempo da forte presença de Maria nos orientando a seguir o Seu filho Jesus!


Que a graça de Deus cresça em nós sem cessar

E de Ti, nosso Pai, venha o Espírito Santo de amor

Pra gerar e formar Cristo em nós”


Do mesmo modo, desejamos que a comemoração da presença de Nossa Senhora Aparecida no meio de nós faça crescer em cada Grupo de Oração, sem cessar, o amor para gerar e formar Cristo nessa terra de Santa Cruz.


Abraços fraternos a todos nessa celebração dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Mãe Aparecida!

Katia Roldi Zavaris

Presidente do Conselho Nacional da RCCBRASIL

Ano do Jubileu de Ouro da Renovação Carismática Católica

Outras Notícias

bottom of page