top of page

CARTA A RCC: "É tempo de Jubileu!"



Nesta semana, a presidente do Conselho Nacional da RCCBRASIL, Katia Roldi Zavaris, enviou a segunda carta bimestral destinada a todos os membros do Movimento.


Na carta, Katia recorda a mensagem de Frei Raniero Cantalamessa, OFMCap, pregador da Casa Pontifícia, aos participantes do Retiro em celebração aos 50 anos de RCC no mundo, realizado em fevereiro deste ano, na Casa de Retiro A Arca e a Pomba, nos Estados Unidos. Confira na íntegra a mensagem da presidente:


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


CARTA À RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA DO BRASIL

Doc. 02/2017

Vitória/ES, 04 de maio de 2017.

Caríssimos irmãos e irmãs, da família carismática do Brasil!

Graça e paz da parte de Nosso Senhor Jesus Cristo, Vivo e Ressuscitado!


Recordo aqui a mensagem de Frei Raniero Cantalamessa, enviada a todos os participantes da Conferência de Duquesne, em Pittsburgh/PA, nos EUA, ocorrida este ano entre os dias 15 a 19 de fevereiro, para a primeira comemoração do Jubileu de Ouro da Renovação Carismática Católica no mundo. Suas palavras tocaram profundamente os corações de todos os presentes e motivou-nos a um canto de júbilo e agradecimento ao Senhor. É com essa mensagem que me dirijo a vocês nesta segunda carta do ano.


“O Reino dos céus é comparado a um grão de mostarda que um homem toma e semeia em seu campo. É esta a menor de todas as sementes, mas, quando cresce, torna-se um arbusto maior que todas as hortaliças, de sorte que os pássaros vêm aninhar-se em seus ramos” (Mt 13, 31).

Queridos irmãos e irmãs, esta é a palavra de Deus que me veio a mente, quando pensava em vocês reunidos na casa de retiro A Arca e a Pomba, para celebrar o Jubileu de Ouro da RCC.

Uno-me a vocês em ação de graças a Santíssima Trindade pela enorme árvore da Renovação Carismática Católica, cultivada a partir de uma pequena semente de mostarda, semeada exatamente onde vocês estão, há cinquenta anos atrás.

Fr. Raniero Cantalamessa, ofmcap

(Um dos pássaros que encontrou abrigo nos ramos dessa árvore).


Como o próprio Frei Raniero disse em seu livro “O Canto do Espírito”: “‘Cantai ao Senhor um cântico novo’ – diz-nos muitas vezes a escritura. Será possível cantar, hoje, ao Espírito um canto ‘novo’?(...) Sim, é possível, porque Ele faz novas todas as coisas; sua própria presença já é novidade. O Espírito Santo, Ele também, é o canto sempre novo da Igreja! Ele ‘rejuvenesce’ tudo o que toca...”. (Cantalamessa, 1998).

Citando, também, as palavras de São Gregório Nazianzeno, iniciando um de seus poemas em honra ao Espírito Santo: “E agora, coração meu, que esperas?Deves do Espírito cantar a glória! ”


Este é um tempo de um significado especial para nós, de muitas graças e muitas bênçãos! Por isso, convoco a todos os carismáticos do Brasil a agradecerem incessantemente ao Senhor pela belíssima árvore que Ele plantou há 50 anos atrás no seio de Sua Igreja. Agradecimento esse que se traduz em constante e renovado clamor: Vem Espírito Santo!


O Jubileu de Ouro é um marco profético para todos nós, nossos Grupos de Oração, nossas dioceses, nossos estados e nosso país. Tempo de rejuvenescimento, de revigoramento e de regeneração da nossa vida no Espírito.


É tempo de Jubileu! Estamos no tempo das chuvas da primavera da Renovação Carismática Católica, ou seja, a chuva que possibilita a colheita, para o amadurecimento dos frutos, para a santidade derradeira, para ganharmos mais robustez, força, ousadia apostólica, dinamismo, coragem, missionariedade, frutos novos, um novo entusiasmo!


Em 2013, na Consulta Profética Internacional, em Belém, na Terra Santa, Michelle Moran, presidente do ICCRS, dirigiu-se aos presentes com a seguinte Palavra de Sabedoria: “O Senhor quer romper nossos cântaros, quer fazer uma obra toda nova em nossas vidas para que levemos água limpa, vida nova para as pessoas. O mundo irá passar por grande escuridão, mas aqueles que estiverem cheios do Espírito Santo contemplarão a glória de Deus. Um grande derramamento do Espírito virá sobre a Igreja.”


Tempos escuros, mas propícios à evangelização. Precisamos estar preparados para acolher aqueles que o Senhor nos enviar. Portanto, nada de desânimo! O Senhor renova as nossas forças, nos dizendo: “Estou convosco! Alegrai-vos, pois Minha Presença em suas vidas é real! Busquem-me com o coração sincero. Permitam ser encharcados pelo meu Espírito Santo!”.


Nesse sentido, nos próximos dias, peço a todos que meditem o seguinte trecho da carta de São Paulo aos Filipenses:


"Alegrai-vos sempre no Senhor. Repito: alegrai-vos! Seja conhecida de todos os homens a vossa bondade. O Senhor está próximo. Não vos inquieteis com nada! Em todas as circunstâncias apresentai a Deus as vossas preocupações, mediante a oração, as súplicas e a ação de graças. E a paz de Deus, que excede toda a inteligência, haverá de guardar vossos corações e vossos pensamentos, em Cristo Jesus. Além disso, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é nobre, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, tudo o que é virtuoso e louvável, eis o que deve ocupar vossos pensamentos. O que aprendestes, recebestes, ouvistes e observastes em mim, isto praticai, e o Deus da paz estará convosco.(...) Aprendi a contentar-me com o que tenho. Sei viver na penúria, e sei também viver na abundância. Estou acostumado a todas as vicissitudes: a ter fartura e a passar fome, a ter abundância e a padecer necessidade. Tudo posso naquele que me conforta."

(Fl 4, 4-9; 11b-13).


Amados irmãos, precisamos aprender a respirar a vida no Espírito. Isto significa enfrentar os desafios da vida, sem perder a esperança. Firmes na fé!


Concluindo, em 2016, o Senhor fez a seguinte exortação ao Conselho Nacional: “Dai-lhes vós mesmos de comer. (...) Dai a vossa vida, o vosso tempo, os vossos sentimentos. É preciso que o mundo seja batizado no Espírito Santo. Enquanto isso não se cumprir, não acaba a vossa missão. Eu vos convoco, eu vos intimo a que leveis ainda mais a graça do derramamento do meu Espírito a todo o mundo. Apressem-se! ”


Que a nossa vida no Espírito, de santidade em todos os níveis, apresse a conversão de muitos irmãos e irmãs!


No mês de maio a Igreja celebra os 100 anos das aparições de Nossa Senhora de Fátima aos três pastorinhos. É o mês de Maria! Portanto, peçamos a intercessão de Nossa Senhora de Fátima pela conversão do mundo inteiro.


Vem, Espírito Santo!Veni Creator Spiritus!


Katia Roldi Zavaris

(Mais um dos pássaros que encontrou abrigo nos ramos dessa árvore)

Presidente do Conselho Nacional da RCCBRASIL

Ano do Jubileu de Ouro da Renovação Carismática Católica

Outras Notícias

bottom of page